O que é Medicina Integrativa?

>>> O que é “Medicina Integrativa”?

Muito temos ouvido sobre Medicina Integrativa e muitas são as formas de exercê-la! Que bom! A singularidade, que tanto prezo, aqui também existe!

Para mim, Medicina Integrativa é mais que medicina, é mais que terapias alternativas, é mais que expansão de consciência, é mais que processo transformador de cura de dentro pra fora… É tudo isso junto, integrado, com carinho e respeito pela individualidade de cada ser!

Somos seres humanos, duais, perfeitamente imperfeitos!

E, enquanto seres ainda vivendo na imperfeição da dualidade (enxergamos e sentimos o mundo “ou/ou”), a doença é parte natural de nossa existência.

Em um primeiro momento, sei que parece estranho saúde e doença coexistirem. Mas assim é! E ao longo de nossa jornada, teremos muitas chances de “experimentar” essa coexistência!

E já que a doença faz parte da nossa existência, por que não usarmos os sinais e sintomas que apresentamos a nosso favor, como nossos auxiliares no processo de cura, ao invés de ficarmos “brigando” com eles? Que tal? Vejo sinais e sintomas como sinais de saúde! Sim, nosso corpo fala!!! E quando apresenta algum “problema” está, na verdade, nos pedindo ajuda para olharmos algum ponto que, em consciência, nos está escapando.

Claro que uso, quando necessário, todos os recursos que a medicina nos oferece. Não usá-los seria um desperdício de tecnologia e conhecimento.

Priorizo terapias naturais e não invasivas, complementares, reavaliação de hábitos alimentares e cuidados atentos com a rotina individual, com princípios na desintoxicação de nosso corpo para o melhor funcionamento homeostático de nossos sistemas físico, psíquico, mental e espiritual.

>>> Explicando melhor os sintomas através da Medicina Integrativa!

Na Medicina Integrativa que pratico, enquanto cuidamos dos sinais e sintomas que o corpo está apresentando (minimizando ao máximo possível dor e danos para o paciente), ao mesmo tempo uso esses sinais e sintomas, se assim o paciente permitir e desejar, como oportunidade de crescimento, de auto conhecimento, de auto transformação e cura. Oportunidade de construir uma vida melhor para si próprio e, consequentemente, para o mundo ao seu redor.

E por cura não entendo a  simples ausência destes sintomas. Eles podem até desaparecer sim, mas podem também continuar existindo, dependendo da gravidade do dano celular.  A maneira como lidamos com eles, a consciência sobre eles e sobre nossa vida, é que será totalmente nova através do ressignificado deste  processo.

Para isso existe uma metodologia, uma investigação diagnóstica no intuito de conhecermos um pouco mais sobre o mundo interno e os sentimentos que aquela pessoa está tentando, de maneira inconsciente por enquanto, contar, pedir, alertar, suprir, conter, expandir, gritar… por trás daqueles sinais e sintomas externamente apresentados.

A verdadeira cura só pode existir de dentro para fora!

>>> Minha Base Para a Medicina Integrativa: Tratamento Individualizado

Uma necessidade real que temos é sermos vistos na nossa individualidade, na singularidade que cada um de nós é e traz! Como seres únicos que somos, assim também são os tratamentos. A história, tanto dos sintomas como toda a história de vida que cada um traz é extremamente importante para construirmos o melhor caminho de transformação, cuidados, tratamento e cura.

Não existe uma tabela do tipo: “tal sintoma significa isso e aquele outro significa aquilo”! Não!!! Isso seria restringir assustadoramente nossas infinitas possibilidades de experiências únicas de vida que somos! Quero te ouvir, desconstruir e reconstruir!

Muitas vezes precisamos esvaziar para podermos encher com novos sentimentos e novas percepções. Confrontar travas, bloqueios, paralisias, crenças errôneas, defesas, medos que nos impedem de fluir na vida. Pode parecer assustador mas é, na verdade, libertador!

>>> A Medicina Integrativa pode mudar a minha vida?

Sim e Não!

Sim na medida em que você se abre para receber ajuda e esta ajuda vem, sem dúvida! A Medicina Integrativa é uma ferramenta poderosa para o entendimento e enfrentamento dos sinais e sintomas com mais serenidade, paz e confiança.

Existe um espaço inteiramente à sua disposição, pronto para receber suas necessidades e cuidar delas!

Não no sentido de que por mais que exista toda uma estrutura e condição externa favoráveis para a sua transformação, com um potencial incrível de te ajudar na expansão de alegria e vitalidade em sua vida, o movimento em direção à cura depende somente de você!

Vem comigo!