A sua família é saudável ?

Como anda a saúde da sua família? Para responder a esta pergunta, é necessário olhar para os hábitos familiares em geral, principalmente dos mais próximos, do seu núcleo familiar.

Saúde tem um conceito muito amplo e inclui aspectos diversos. Ressaltaremos neste artigo os âmbitos relacionados à atividade física e alimentar.

Alguns pesquisadores dizem que estamos vivendo na era dos excessos. Como você pode imaginar, é muito fácil se perder hoje em dia, perder o controle da alimentação, do tempo, da rotina. É a era do excesso de oferta de alimentos, do excesso de sabores, do excesso de guloseimas, do excesso de conforto, do excesso de informação, do excesso de expectativas, do excesso de trabalho, do excesso de novas tecnologias e invenções, do excesso de produtos no mercado, do excesso de propagandas, do excesso de prazeres ilusórios.

Como ser equilibrado nesse mundo de excessos? Como ser saudável? Como manter sua família saudável no mundo dos industrializados e descartáveis?

saúde da sua família e a sua saúde não tem a ver com quantidade, e sim com qualidade. Reconectem-se à natureza! Colecionem bons momentos! Sintonizem seus corpos e mentes! Consumam de forma consciente. Priorizem alimentos naturais como frutas, legumes e hortaliças. Aprendam juntos novas receitas. Há numerosas receitas bacanas disponíveis, inclusive na internet! Comam para viver, não vivam para comer!

 

>>> Famílias saudáveis praticam esportes e alimentam-se de maneira consciente!

A saúde da família passa pela atividade física também. Há quem ache chato puxar ferro, caminhar, correr. Mas que tal fazer trilha em bosques? Que tal andar de bicicleta em família? Jogar futebol? Vôlei? Skate? Surf? O que você e sua família curtem? Qual esporte é o ideal para vocês? Se não há nenhum em particular, aprenda um esporte novo. Que tal você e seus filhos aprenderem a jogar tênis?

Além de exercitar, o esporte também pode proporcionar ensinamentos sobre humildade, sobre saber perder, ter paciência, conviver com outras pessoas e outras regras… Ajuda no controle de peso, aumenta a autoestima, a sensação de disposição e energia, diminui riscos de várias doenças, principalmente cardiovasculares, respiratórias e metabólicas, e melhora a qualidade do sono!

E crie hábitos saudáveis quanto a alimentação. Os pais devem ser os primeiros a tomar a iniciativa. Como fazer? Dando o exemplo. Substituindo os lanches com pães e bolachas por frutas, castanhas, hortaliças. Aumentando a quantidade de saladas no almoço. Comendo colorido! Frituras e alimentos com muito sal, açúcar, farinha refinada devem ser retirados da dieta.

É importante a criança saber que o que vem da natureza direto para nossa alimentação tende sempre a ser melhor e mais saudável do que qualquer alimento que precisou passar por algum tipo de industrialização.

Dar os passos iniciais em direção a um estilo de vida mais leve e saudável pode ser muito mais simples e divertido do que você imagina!!!

Vem comigo! Vamos juntos! Viva com saúde!